logo_pr3_uerj

ANO COMEMORATIVO

PAULO FREIRE NA UERJ

Quando a educação não é libertadora,
o sonho do oprimido é ser o opressor”  

Paulo Freire

Se a educação hoje é vista como instrumento de transformação do mundo, muito se deve a Paulo Reglus Neves Freire. Educador, escritor e filósofo dos mais premiados e citados no mundo todo, o pernambucano Paulo Freire é o Patrono da Educação no Brasil. Ainda nos anos 1940, iniciou seu trabalho em educação, após desistir da formação em Direito.

Paulo Freire sempre entendeu a escola como espaço de aprendizado e de diálogo; tanto para professores como para alunos. Onde o professor não só ensina como aprende e respeita o conhecimento do estudante. A educação, para ele, contribui para a conscientização, para a redução da desigualdade social e a garantia de direitos.

Com esse pensamento muito além de seu tempo, Paulo Freire foi taxado de comunista pela ditadura militar e foi preso e exilado. No exílio, levou suas ideias revolucionárias para o mundo todo, com passagens marcantes em projetos de alfabetização de adultos no Chile, lecionando em Harvard e colaborando como consultor do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), na Suíça, viajando por mais de 30 países até seu retorno, em 1980, ao Brasil. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade de Campinas (Unicamp) e ainda colaborou com a prefeitura da cidade de São Paulo entre 1988 e 1991, como Secretário de Educação.

Nosso patrono da educação faleceu em maio de 1997, aos 76 anos, por problemas circulatórios, mas seu legado é eterno. Em vida e postumamente, ele recebeu mais de 40 títulos Doutor Honoris Causa, e dá nome a mais de 300 escolas, bibliotecas e universidades mundo afora. Seu trabalho segue sendo um dos mais lidos e citados no mundo dos estudos de humanidades.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro homenageia Paulo Freire em seu centenário, lembrando a importância de manter a memória e a luta do maior de nossos educadores em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Viva Paulo Freire!

O que é o ano comemorativo?

Inaugurado a partir de 2008, no centenário de Machado de Assis, a UERJ escolhe uma data especial e celebra uma personalidade nacional ou internacional, ou fatos importantes para o Brasil e para a humanidade.

Começamos com o grande bruxo da literatura brasileira, celebramos a ciência no bicentenário de Darwin, em 2009 e, em 2014, homenageamos Leon Foucault. Seu famoso pêndulo foi construído bem no centro de nosso prédio do Macaranã.

A literatura também foi contemplada em alguns anos: Nelson Rodrigues foi lembrado em seus 100 anos; nossa uerjiana Dirce Côrtes Riedel encheu nosso 2015 de orgulho de sua trajetória na educação e na formação de professores.

As artes vieram representadas em 2011, com a homenagem ao grande ator Paulo Gracindo, tão reconhecido por suas atuações inesquecíveis na televisão, cinema e teatro. Também em 2015, com Tomie Ohtake, celebrada ainda em vida, como a artista abstrata japonesa mais brasileira de todas.

A música, tão próxima de nossos campi, mas ainda do Maracanã, cercado por Mangueira e Vila Isabel, foi comemorada em grande estilo, com um 2010

dedicado a Noel Rosa e um 2016 todo para o Samba, no centenário do ritmo essência da música brasileira.

2018 e 2019 foram anos marcantes! O primeiro celebrou os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e um de seus símbolos maiores, Nelson Mandella, que celebrava seus cem anos de nascimento. Com essa data lembramos a importância de a Universidade discutir o tema e se engajar na luta pela igualdade de direitos em todos os níveis da sociedade.

Em 2019, uma uerjiana icônica foi lembrada também em seu centenário: Carmem Portinho.

2020 celebrou o consagrado economista Celso Furtado trazendo a mensagem de que é possível um mundo melhor, apesar de tudo que temos vivido ultimamente. Celso Furtado um intelectual que pensou o Brasil.

2021 lembra o centenário do mais citado e premiado dos autores brasileiros dedicados à Educação. Paulo Freire segue vivo na esperança da transformação da sociedade pela educação. Celebre com a gente os 100 anos de Paulo Freire!!